Agora que você já sabe avaliar se seu cabelo apresenta um dano leve, está na hora de cuidar das madeixas, ok ?!
Aqui, a palavra chave é HIDRATAÇÃO ( ceramidas, aloe vera, lanolina, manteiga de karité, pantenol, filtro solar, germén de trigo e etc )
1- Desde que seu cabelo nao seja muito oleoso, troque por um tempo seu xampu habitual por um xampu para cabelo seco, pois ele contém uma maior quantidade de nutritivos.
Lembre- se, água sempre fria ou morna. Nunca quente ( desidrata ainda mais o fio)
2- Substitua seu condicionador por uma máscara hidratante de boa qualidade e deixa agir por 10-15 min antes de enxaguar o cabelo, 1 x na semana.
3- Crie o hábito de usar um leave-in com protetor solar. Ele protegerá a cutícula e a queratina de seus fios da agressão dos raios ultravioletas. Atenção: Nem todo produto capilar para verão ou que contenha fator de proteção significa que seu cabelo está protegido, pois há muitos protetores que não cumprem com sua função . Procure no rótulo protetor solar como Nano lipobelle, Crodasorb uv 283 e Chomaveil DS 253 que possuem maior interação com a fibra capilar
4- Após a aplicacao do leave-in, se achar necessário poderá utilizar também uma pequena quantidade de sérum ou óleo de silicone nas pontas com cabelo ainda úmido ou seco. Tem a função de selar o fio criando uma capa de protetora evitando pontas duplas
5- No seu salão de confiança:
. Ainda não é o momento para hidratações em excesso que podem deixar seus cabelos pesados e pegajosos. Prefira os cuidados básicos ( rituais) a cada 15/30 dias . São utilizados linhas específicas e de excelente qualidade para cada tipo de cabelos( xampus, condicionadores, máscaras e ampolas)
. Aguarde algumas semanas ou meses até a recuperação dos seus fios com os cuidados já falados anteriormente para fazer qualquer tipo de química no cabelo, pois caso contrário, pode danificar ainda mais seu cabelo. Caso faça questão neste momento, prefira os tonalizantes no lugar das colorações, pois são menos agressivos, não contém amônia e o pigmento fica apenas na superfície do fio. Use secador e chapa na menor frequência que conseguir e de preferência nos salões, pois os bons profissionais os fazem de forma mais segura e com maior proteção ao fio.
“A Cabeleira agradece …”
Próximo post, tratamentos para os cabelos muito danificados. Aguardem !
Veja também : FAÇA VOCÊ MESMO : A ANÁLISE DE SEU CABELO II e FAÇA VOCÊ MESMO : A ANÁLISE DE SEU CABELO III , HIDRATAÇÃO X RECUPERAÇÃO