Oi Pessoal !
Hoje, vou falar de uma tema que tem me despertado grande interesse : A Medicina Integrativa.
Mas, o que é isso ? Mais uma Medicina Alternativa ?
Não. Vou colocar aqui a definição de Medicina Integrativa dada pelo Médico Dr Andrew T Weil, Fundador e Diretor do Centro de Medicina Integrativa da Universidade do Arizona, nos EUA, que consta no prefácio do excelente livro Medicina Integrativa do Dr Paulo de Tarso Lima, publicado pela Editora MG do grupo Summus Editorial.
“Medicina Integrativa é uma abordagem médica orientada para a cura (healing), tendo como foco o cuidado do paciente como um todo – mente, corpo, espírito e estilo de vida. Além disso, enfatiza o relacionamento terapêutico e emprega todas as terapias adequadas para cada caso, tanto as convencionais como as complementares. No entanto, medicina integrativa não é sinônimo de medicina alternativa ou complementar, pois não rejeita a medicina convencional e tampouco aceita tratamentos complementares sem um olhar crítico. “
Portanto, como minha formação é dermatológica, que por si só já carrega bastante a questão da vaidade e aparência, senti a necessidade de ir um pouco mais além. Porque não cuidar do indivíduo como um todo ?! Mente, corpo e estilo de vida. Por isso, venho me aprofundando cada vez mais sobre esse assunto e descobrindo técnicas sobre os cuidados com a saúde e bem estar que posso usar durante os tratamentos capilares e de pele. Dessa forma, estabeleço um vínculo melhor com meus pacientes que começam a perceber que melhor que cuidar da beleza, é cuidar de nosso corpo e mente. Assim, conseguimos viver com maior qualidade de vida, previnimos várias doenças e diminuimos o estresse que atinge a humanidade nos dias atuais.
PS : Aos interessados, acontece nos dias 27 e 28 maio em São Paulo, o Congresso Internacional de Saúde e Estética Integrativa (CISEI) organizado pelo CAECI.
Um grande abraço !
“E a cabeleira agradece …”