Oi Pessoal,
Percebo que muitos pacientes e até mesmo profissionais de saúde subestimam a importância da avaliação nutricional e sua correção quando necessário.
O efeito das vitaminas, minerais, antioxidantes ocorre em cascatas, podem seguir caminhos variados com repercussões diferentes dependendo da forma como é feito a suplementação. Não existe regras. Protocolos iguais para todos geralmente não funcionam. Tudo é muito individualizado. E particularmente, eu adooooro.
Poder raciocinar em cima do que acontece com cada um é poder mergulhar em um universo magnífico complexo e muito intrigante, o corpo humano.
Ao analisar os níveis de minerais, vitaminas, metais pesados e o nível de nutrição e intoxicação do organismo é possível fazer a prevenção de doenças e também planejar tratamentos ainda mais específicos de acordo com as necessidades de cada paciente (baixa imunidade, obesidade, risco cardio-vascular, alergias, estresse oxidativo, distúrbios neurológicos e comportamentais e etc)
Isso porque conseguimos ver as alterações em nível molecular, dentro das células que já estão provocando alterações no funcionamento dos órgãos (haja livros e cursos de bioquímica, fisiologia e nutrição para entender tudo isso rs). São alterações iniciais assintomáticas porque o organismo acaba compensando de alguma outra forma na tentativa de manter o equilíbrio.
Essa compensação pode durar meses até anos. Mas, ao longo do tempo, o organismo, aos poucos, vai perdendo essa capacidade de proteção e é neste momento em que o órgão descompensa. Então, instala-se a doença que ainda pode permanecer assintomática por um bom tempo até um dia em que o corpo já gritando por ajuda, provoca sintomas variados para que possamos perceber, pedir ajuda e tratar. Muitas vezes, já é tarde, por isso a importância da prevenção, acompanhamento e de hábitos saudáveis.
Talvez, muitos subestimam os nutrientes por falta de conhecimento ou pela resistência que muitos têm em mudar hábitos ( já dizia um escritor francês “Mais fácil mudarmos de religião do que de hábito rs). No caso dos profissionais, pode ser por falta de atualização ou dificuldades no entendimento, pois as questões nutricionais exigem raciocínios complexos.
Não canso de explicar – O cabelo é uma das últimas prioridades do organismo. Na tentativa sábia de preservar os órgão vitais, os nutrientes vão preservar esses órgãos ao máximo. Cabelo e pele serão os primeiros a manifestar sintomas. Queda capilar, acne, pele desidratada ou oleosidade em excesso são alguns exemplos. Fica a dica !
Um beijo !
#acabeleiraagradece #tricologiaintegrativa