COMO E POR QUE SURGEM OS CABELOS GRISALHOS?
Lindos, bem cuidados e naturais
“Respeitem ao menos meus cabelos brancos…“
Caetano Veloso cantava … simboliza experiência e histórias para contar …. e felizmente, já tem algum tempo, que o cabelo branco vem sendo admirado.
Não é raro encontrarmos atrizes e famosas assumindo o cabelo branco com estilo e elegância como a Meryl Streep no filme “O Diabo veste Prada” ou com muita naturalidade e despojamento como a Demi Moore vem mostrando ao mundo ao assumir seus cabelos brancos. Seja pela tendência do mundo fashion ou por convicção, admiro essas mulheres que assumem seus cabelos brancos naturais esbanjando segurança, auto-estima e personalidade. Os cabelos brancos assim como nossas linhas faciais são sinais de amadurecimento e de história de vida.
Antes de tirar algumas dúvidas mais frequentes, gostaria de mostrar a vocês a belíssimas imagens do melanócito, a célula que produz o pigmento melanina que dá a cor ao nosso cabelo.
Meryl Streep
Demi Moore
O melanócito no folículo piloso – Microscopia
Fonte: biologia.laguia2000.com
Melancócito (na camada mais profunda) produz melanina que é transportada pelos melanossomos até a
célula queratinizada (mais superficial), dando cor a pele e cabelo
O melanócito visto de pertinho
Agora vamos lá para as dúvidas, comentários e informações importantes sobre os cabelos brancos!
1- QUAL A PRINCIPAL CAUSA DE APARECIMENTO DA CANÍCIE?
Genética! Temos um estoque de melanócitos no folículo piloso definidos geneticamente. A medida que o tempo passa, os melanócitos antigos vão sendo substituídos pelos mais novos. Quando este estoque acaba, os cabelos brancos aparecem. Portanto, quanto mais melanócitos tivermos, mais tarde aparecerão os fios brancos. Existem várias teorias que explicam a canície. Parece ser um assunto simples, mas não é. Este processo envolve milhares de moléculas e reações que estudiosos da biologia molecular ainda estão tentando desvendar.
Melanogênese
FONTE: Pele, Estrutura, propriedades e envelhecimento, Maria Inês Nogueira.
2- POR QUE OS CABELOS FICAM BRANCOS?
Algumas situações levam a diminuição da atividade do melanócito, ou seja, menor produção de melanina. Em outras, levam ao envelhecimento e morte mais rápida do melanócito ou dificuldade em sua reposição e diferenciação. É muito interessante entender o porquê e como se dá esse envelhecimento para entender como prevenir ou retardar a formação dos cabelos brancos.
Imaginem um melanócito trabalhando. Sua função é produzir melanina, mas ao final do processo são produzidos resíduos como se fossem um “lixo” mesmo que chamamos de radicais livres. Sabiamente, nosso próprio organismo possui recursos para limpar ou neutralizar todo esse lixo tóxico produzido (superóxido dismutase, glutationa peroxidase, catalase e etc). No final, temos o equilíbrio, pois o organismo é capaz de limpar a própria sujeira que produziu.
Qualquer situação que desestabilize esse equilíbrio interno, produz mais radicais libres que não são neutralizados. A isso, chamamos de estresse oxidativo. Em excesso, essas espécies são muito reativas, tóxicas e vão danificar o meio em que se encontram (células, DNA, proteínas e etc). O resultado é o envelhecimento (desgaste) causando os cabelos brancos de forma precoce.
3- QUAIS AS SITUAÇÕES QUE FAVORECEM O APARECIMENTO DE CABELOS GRISALHOS?
- DEFICIÊNCIA, EXCESSO OU ALTERAÇÃO NA ABSORÇÃO DE NUTRIENTES (B12, ZINCO, COBRE, SELÊNIO)
- DOENÇAS DIVERSAS (ANEMIA, DOENÇAS AUTO-IMUNES, ERROS METABÓLICOS, DESORDENS DA TIREÓIDE)
- DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS
- ESTRESSE FÍSICO, MENTAL OU EMOCIONAL
- EVENTOS TRAUMÁTICOS
- MEDICAMENTOS (CLOROQUINA, HALOPERIDOL, TAMOXIFENO, VALPROATO, VERAPAMIL)
- RAIOS ULTRAVIOLETAS
- TABAGISMO
4- EXISTE ALGUMA FORMA DE RETARDAR O APARECIMENTO DO CABELO BRANCO?
Não há ainda nenhum tratamento específico e comprovado que garanta impedir este processo. O que existe é a possibilidade de reduzir o impacto do estresse oxidativo no melanócito, preservando e retardando o envelhecimento do mesmo. Acredita-se que com isso, reduzimos a formação de cabelo branco. Ativos e nutrientes presentes em alimentos, suplementos e/ou nos próprios cosméticos que fortalecem o sistema de defesa auxiliando no equilíbrio das reações e estimulam a melanogênese são boas opções.
- VITAMINA C, E
- CATALASE, CO Q10, SOD, PQQ
- POLIFENÓIS, MELATONINA
- FENILALANINA, TIROSINA
- COBRE, SELÊNIO E ZINCO
- FITOESTRÓGENOS
ALGUNS ALIMENTOS IMPORTANTES NA PREVENÇÃO DOS CABELOS BRANCOS:
- ABACATE
- CASTANHAS, NOZES
- CHÁ VERDE
- ESPINAFRE
- FRUTAS CÍTRICAS
- LINHAÇA
- QUINOA
- SOJA ORGÂNICA
- UVA
5- CRIANÇAS E ADOLESCENTES PODEM TER CANÍCIE?
Sim. Neste caso, provavelmente há algum defeito genético que leva a um erro de metabolismo na produção da melanina.
6- COMO DISFARÇAR OS FIOS GRISALHOS?
A coloração e os tonalizantes são os mais eficientes, pois apresentam uma cobertura excelente dos fios brancos. Há também fibras sintéticas de diversas tonalidades que se aderem aos fios brancos ao serem aplicadas no couro cabeludo. Uma ótima opção para quem quer evitar a coloração ou aumentar seu intervalo.
7- A COR DO CABELO INFLUENCIA NO APARECIMENTO DOS CABELOS BRANCOS?
Sim. A pele negra por ter maior concentração e quantidade de melanina nos fios tende a desenvolver canície de uma forma mais lenta que a pele branca ou caucasiana.
Estudos recentes têm demonstrado que os cabelos passam por mudanças internas de forma constante e significativa. Com o avanço das pesquisas, creio que em alguns anos, teremos novas formas de tratar e prevenir o envelhecimento capilar.
Ficamos aqui na torcida
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- SLOMINSKI ET AL., MELANIN PIGMENTATION MAMMALIAN SKIN AND ITS HORMONAL REGULATION. PHYSIOLOGICAL REVIEWS, 2004.www.draanaflavia.com.br/cabelos-brancos-prevenir-disfarcar-ou-assumir/
- PARVEZ ET AL., NATURALLY OCCURRING TYROSINASE INHIBITORS: MECHANISM AND APPLICATIONS IN SKIN HEALTH, COSMETICS AND AGRICULTURE INDUSTRIES. PHYTOTHERAPY RESEARCH, 2007
- THONG ET AL. THE PATTERNS OF MELANOSOME DISTRIBUITION IN KERATINOCYTES OF HUMAN SKIN AS ONE DETERMINING FATOR OF SKIN COLOUR. BRITISH JOURNAL OF DERMATOLOGY, 2003.
- PELE – ESTRUTURA, PROPRIEDADES E ENVELHECIMENTO, MARIA INES.