Oi Pessoal !!! Esses dias, lendo os novos estudos publicados sobre o porquê uma pessoa desenvolve a ALOPECIA AREATA, veio em minha mente, a TEORIA DO QUEIJO SUÍÇO. Teoria, que um dia eu vi em um documentário, falando sobre as causas de desastres aéreos.
Esta teoria tenta explicar como ocorrem certos desastres na humanidade. Eles acontecem quando há um “alinhamento dos buracos”. Não entendeu ?! Vamos lá !
Imaginem várias fatias de queijo suíço (aquele cheio de furinhos) e, em uma situação atípica qualquer, houvesse um alinhamento dos “buracos do queijo” em todas as fatias.
Para que um acidente grave ocorra é preciso que uma falha consiga ultrapassar todas as barreiras de um determinado sistema (acontecimento raro). Esse erro, passaria livremente por todas as etapas do processo, causando danos sérios ao final do percurso.
E assim, como há desastres externos, pensei : Há “desastres internos” também. Através de uma série de fatores, causas e situações, desenvolvemos doenças. E a Alopecia Areata, se encaixa bem nessa situação. Veremos a seguir ….
Em um estudo realizado na University School of Medicine, Handayama- Hamamatsu, Japan. Foi demonstrado como é complexo uma estrutura que todo mundo acha ser tão simples, mas que possuem milhares de interações com outros sistemas e são repletas de particularidades : O Folículo Piloso ( FP, popularmente chamado de raiz do cabelo )
Essa estrutura tão pequena, mas presentes em milhares em nosso couro cabeludo, são responsáveis por produzirem nossos fios de cabelos, com suas determinadas características, cores, formatos, crescimento e queda !!! Não há como ter saúde e beleza dos cabelos com FPs (raízes) doentinhos, não é mesmo ?!
A presença de qualquer tipo de doença capilar, nos traz se seguinte questão :
“Precisamos buscar a causa interna (no caso, FP) e tratarmos o “mal pela raiz “. Caso contrário, o tratamento não será efetivo !
Uma das características mais intrigantes da biologia do cabelo é o privilégio imunitário da fase anágena FP, que é caracterizado por um meio imunossupressor em torno do bulbo capilar. Traduzindo : rs
“ A estrututura do FP possui uma sistema de autodefesa, que o protege contra o ataque de células destrutivas “ Não é um máximo ?! Fico encantada com a perfeição da natureza e da inteligência do organismo.
Esse sistema de defesa não é exclusiva do FP. Ele também está presente no olho, testículo e ovário, supra-renal, partes do sistema nervoso central, da placenta.
Esse microambiente único desses locais protegidos por um sistema de autodefesa, protege os órgãos de reações imunitárias deletérios e perda de função.
Vejam como o organismo é inteligente : Uma inflamação grave da câmara anterior do olho pode conduzir à cegueira , e uma reacção imunitária no sistema nervoso central pode causar danos cerebrais graves . Apesar do couro cabeludo e tronco do cabelo não serem necessários para a sobrevivência humana ,essa perda de cabelo significativa poderia ser mortal para mamíferos, como os ursos polares , focas e renas.
Esse sistema de autodefesa, característico da fase anágena (fase de crescimento do cabelo) é mantido por vários fatores , incluindo a falta de complexo principal, o MHC de classe I , na bainha radicular externa proximal e células da matriz . Porém, esse sistema é perdido durante o catágeno ( fases de repouso) e telógeno (fase de queda do cabelo). Resultado : o cabelo cai !
Quando esse sistema de autodefesa não é restabelecido no próximo ciclo capilar, ocorre o que chamamos de PERDA DO PRIVILÉGIO IMUNOLÓGICO), ou seja, perda dessa autodefesa contra células destrutivas ( LT citotóxicos) Resultado : DESENVOLVIMENTO DA ALOPECIA AREATA ( AA)
O bulbo capilar ( raiz do pêlo em crescimento) e as células que produzem pigmentos (melanócitos) são atacados por células inflamatórias ( LT citotóxicos) levando a queda de cabelo ( geralmente em placas) e cabelos brancos
Pessoal, pelo fato do post ter ficaaaado enorme, vou dividí-lo em 2 partes para não tornar a leitura muito cansativa, ok ?! Aguardem o próximo post, que será ainda mais interessante, pois vou responder as perguntas que os pacientes que tem AA mais perguntam :
“Mas, por que isso está acontecendo comigo ? “
“Por que fulano se curou e eu não ? “
Fazendo uma analogia, a teoria do queijo suíço responde a questão !!! Aguardem !
“A cabeleira agradece …”
Referências Bibliográficas:
. Recent Advances in the Pathogenesis of Autoimmune Hair Loss Disease Alopecia AreataDepartment of
DermatologyHamamatsu University School of Medicine, 1-20-1 Handayama, Higashi-ku, Hamamatsu 431-1192, Japan,
Received 2 May 2013; Accepted 19 August 2013 Clinical and Developmental Immunology
Volume 2013 (2013), Article ID 348546, 6 pages
. Tratado Dermatologia Fitzpatrick