Oi Gente !
Vou iniciar com um tema empolgante e que me deixa mega curiosa, pois é a partir dele que descubro o porquê tomo uma ou outra atitude diante das situações da vida. E acreditem, tudo tem uma explicação técnica e objetiva que poucos conhecem.
Percebo cada vez mais, 2 situações muito comuns :
Pessoas sem diagnóstico correto ou pessoas que têm diagnóstico, mas não respondem aos tratamentos ou remédios prescritos principalmente para aqueles sintomas inespecíficos ( dor corpo, cefaléia, mal estar, insônia e ect ) que você faz milhares de consultas e exames e não acha uma “doença” que explique o que está acontecendo. E no fim, acabam reféns de analgésicos, antiinflamatórios, ansiolílicos e antidepressivos para o resto da vida. Essas pessoas sofrem e sentem-se, muitas vezes, desamparadas.
Pessoas que estão naquela fase de viver no “piloto automático”, ou seja, uma rotina de obrigações sem fim que, as vezes, perguntamos para nós mesmos o porquê estamos fazendo isso ou aquilo e onde pretendemos chegar agindo dessa forma … fugindo assim de nossa essência e do que realmente nos faz felizes.
Alguma vez você já parou para pensar nas suas atitudes e você percebe que precisa mudar, mas não sabe por onde começar ou mesmo que saiba, não consegue ?
Sinal vermelho ! Hora de parar e repensar o que estamos fazendo com nossas vidas. Sabe por que ?
Porque essas atitudes podem ser as causas de dores musculares, cefaléias, insônias, fraquezas, cansaços, e mal estar que direta ou indiretamente estão ligados com a ansiedade, angústia, medo, tristeza, raiva e desânimo.
Se isso se tornar uma rotina em sua vida, você começa a ficar cada vez mais distante de você mesmo, quero dizer, de sua essência. Passamos a agir e reagir aos fatores externos ( trabalho, pressões, sociedade e etc) e esquecemos de nós mesmos ( do que realmente nos faz feliz).
Infelizmente, nosso corpo paga um preço alto por isso, não é mesmo ?! Adoece ! E as doenças manifestam nas pessoas de formas diferentes, como vocês perceberam. Cada organismo vai reagir de uma forma.
Como evitar ?
. Consciência Corporal : Aprender a identificar e tratar essas reações de alerta em nosso corpo de forma precoce, ou seja, antes que haja a manifestação da doença propriamente dita.
Nesse sentido, a Fisioterapeuta e Terapeuta Corporal Francine Pezeta, veio para agregar muitos desses assuntos a vocês fazendo uma associação bem interessante das nossas posturas e movimentos corporais ás nossas emoções e atitudes do dia a dia.
Espero que reflitam e curtam bastante cada post dela e, o mais importante, que é levar isso para sua vida de forma a torná-la mais feliz, prazerosa e saudável.
* Consequências de um um estilo de vida inadequado para nosso corpo ?
. Gatilho, Causa ou piora da queda capilar
. Dores musculares
. Insônia
. Fraqueza, desânimo ou indisposição
. Tensões ( musculares, articulares e pontos dolorosos)
. Cefaléias
. Doenças na Coluna
. Distúrbios gastrointestinais, neuropsiquiátricos e etc
. Arritmias
NOTA : Ninguém deve tirar conclusões baseados em “achismos”. Oriento buscar ajuda de profissionais capacitados que estudaram e dedicaram suas vidas com único objetivo de fazer o diagnóstico e tratamentos corretos para cada problema em específico. E é justamente essa a importância de uma equipe multidisciplinar ( médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas entre outros). Cada um em sua área de atuação que quando integrados fazem toda a diferença na saúde do indivíduo. Daí, o nome, Saúde Integrativa.
“A cabeleira também agradece…”