Oi Pessoal,
Escrevi uma matéria sobre o tema Formol para o site www.flavyohamos.com.br e achei que deveria compartilhar com vocês. Segue abaixo a matéria e espero que gostem 🙂
” Mulher , 43 anos, casada, com 2 filhos ainda na infância descobre que tem câncer. Inicia uma série de questionamentos ? Porque aconteceu comigo ? Má sorte ? Era para acontecer ? Tenho culpa ? Genética ? Finaliza com Ahhhh, era para ser o meu destino mesmo ….. “
Situação cada vez mais comum em nosso meio. Um aumento da sobrevida da população ao mesmo tempo que aumenta o aparecimento de doenças crônicas de forma cada vez mais precoce.
Seria mais fácil para todos nós culpar o destino ou a genética. Pois bem, estudos recentes têm demonstrado o quanto nós somos “culpados” pelas nossas doenças devido o estilo de vida e escolha que fazemos ( 2/3 das causas das doenças). Isso passa o fator mais importante no aparecimento de doenças, mais do que a própria genética ( 1/3 das causas)
O que isso tem a ver com o formol ? Tudo !
Se você optou por utilizar o formol, você também está fazendo sua escolha e está assumindo vários riscos. Quer saber quais ? Vamos lá !
- Câncer : principalmente de cabeça e pescoço (nariz, boca, garganta) bexiga, pulmão e leucemias
- Intoxicação Aguda : dor de cabeça, vertigem, falta de ar , náuseas e mal estar.
- Mal formação fetal
- Pele : Queimaduras, irritações (vermelhidão e dor) e alergias
- Olhos : Irritação, vermelhidão, dor, lacrimejamento e visão turva. E alguns casos, danos irreversíveis
- Aparelho Respiratório : Irritação do nariz, garganta provocando desde tosses, alergias até quadros graves de edema pulmonar, pneumonia e câncer.
- Couro Cabeludo e Cabelo : Não se engane com o efeito maçã do amor que o formol e similares dão ao cabelo. Parece ser a solução perfeita, devido a película que é formada ( brilho, maciez e liso). Porém, como uma maçã do amor podre, não conseguimos ver a podridão interna olhando apenas externamente. O formol danifica a estrutura interna do fio de forma irreversível.
. Alopecias (quedas) permanentes, quebras, desidratação, aspereza, dermatites crônicas, descamação, eritema, prurido ou dor no couro cabeludo
. Perda massa capilar
. Impede a penetração de nutrientes e ativos hidratantes no cabelo ( devido a formação de película )
. O pH muito ácido, a formação de pontes etilênicas ou metilênicas( que não fazem parte da estrutura capilar ) ou formação ácido cisteico levam a um dano interno da fibra capilar de forma irreversível.
Ainda acha que vale a pena usar o formol ? Vimos que nem a beleza dos cabelos justifica seu uso já que, com o tempo, danifica todo o cabelo. Depois não adianta chorar o leite derramado seja porque seu cabelo ficou “detonado” ou porque apresenta uma dermatite crônica, uma alopecia permanente ou um câncer. Pense nisso !!! Prevenir é melhor que remediar !!!
Escolha um profissional competente e de confiança. Infelizmente, o formol pode estar presente nos salões como alisantes, cauterizações, selagens, redutores de volume e até hidratações. Muitos vendem um falso produto ou serviço. O formol e seus sempre têm um odor forte e precisam de calor para fazer efeito
OBS : Leia sempre os rótulos dos produtos procurando os ativos que contenham ou transformam em formol ou seus similares. Procure o registro da Anvisa na embalagem e não utilize nada que contenha : formol, formaldeído, ácido Glioxílico, glutaraldeído, Pro liss, lisina, cisteína, glutaraldeído metílico, óxido de metileno, metanal, ácido lático, ácido Formil fórmico e oxoacetamide de carbocisteína.
” Cabeleira agradece…”