BATE-PAPO COM OS ESPECIALISTAS!
Hoje faremos um bate-papo bem legal com os nossos tricologistas da International Association of Trichologists (IAT)para entendermos melhor a importância da hidratação dos cabelos e do couro cabeludo.
1. QUAIS AS CAUSAS DOS CABELOS RESSECADOS E/OU DESIDRATADOS?
Eduardo Motta: Sabemos que a maioria dos processos químicos contribuem para a perda de água no cabelo. O clima e o uso contínuo de mecanismos térmicos como a piastra (chapinha) e o secador também pioram o quadro de ressecamento.
Dra. Anaflávia Oliveira: 70% da nossa pele é agua, sendo que o maior “reservatório de água natural” da pele, está localizado na derme. Esse reservatório é mantido graças à interação harmônica no transporte de lipídios (“gordura” da glândula sebácea e do cimento entre as células da camada córnea), do NMF (fator de hidratação natural composto por aminoácidos, lactato, uréia, glucosaminas, ácido láctico) e da própria água na pele. Os fatores citados pelo Eduardo, interferem nesse processo diminuindo a quantidade de água na pele.
HIDRATAÇÃO DA PELE – A ÁGUA ESTÁ PRESENTE NO “CIMENTO” ENTRE AS CÉLULAS DA PELE.
2. POR QUE É IMPORTANTE MANTER A HIDRATAÇÃO DA PELE DO COURO CABELUDO?
Eduardo Motta: A hidratação da pele do couro cabeludo mantém o equilíbrio da microbiota formada por fungos e bactérias que vive em harmonia na pele, atua na manutenção do manto hidrolipídico (película protetora), que por sua vez, protege o couro cabeludo e também lubrifica os fios novos que estão chegando à superfície do óstio folicular (orifício por onde sai o pêlo e também desemboca a glândula sebácea).
Dra. Anaflávia Oliveira: Além dos fatores citados acima, se a perda de água for grande, esse reservatório diminui; o que compromete as reações biológicas das células e consequentemente a saúde do couro cabeludo e fios. As consequências são ressecamento, descamações, envelhecimento precoce, aumento da sensibilidade a diversos cosméticos (causando irritações, coceira) e um maior risco de desenvolvimento de alergias na pele.
3. COMO HIDRATAR OS CABELOS E EM PARTICULAR O COURO CABELUDO?
Eduardo Motta: O segredo está na escolha do hidratante e da ferramenta cosmética, o que deverá favorecer a maleabilidade nos fios, sem comprometer a integridade dos mesmos. Os produtos e procedimentos devem ser adequados para cada tipo de couro cabeludo e todos seus aspectos e características, porque nos produtos, por mais que sejam de origem profissional, existem composições específicas as quais atenderão bem às necessidades dos seus cabelos e couro cabeludo caso o profissional seja bem orientado. Caso contrário, o resultado pode não ser muito satisfatório! A aplicação do produto com parcimônia e de forma adequada mediante as necessidades do cliente é muito importante, pois as necessidades não são padronizadas. Com um atendimento humanizado e personalizado para cada cliente, as chances de sucesso serão mais assertivas, pois a todo momento podemos ter contraindicações e métodos de execuções diferentes, que implicará no resultado final e grau de satisfação de todos. Por isso, é necessário um profissional bem criterioso que tenha habilidades práticas e um conhecimento daquilo que está sendo feito.
Dra. Anaflávia Oliveira: Podemos aumentar esse reservatório através de 3 vias:
- FAZENDO UMA CAMADA DE PROTEÇÃO (“UM FILME”) SOBRE A PELE PARA TENTAR IMPEDIR A PERDA DE ÁGUA PARA O MEIO AMBIENTE. ISSO PODE SER OBTIDO ATRAVÉS DE TRATAMENTOS COM CERAMIDAS, ÓLEOS VEGETAIS RICOS EM ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS E COM AS MANTEIGAS;
O FILME FORMADO SOBRE A PELE PROTEGE CONTRA A PERDA DE ÁGUA DA MESMA PARA O MEIO EXTERNO.
- ABSORVENDO E RETENDO ÁGUA DO MEIO AMBIENTE POR MEIO DE TRATAMENTOS COM ATIVOS COMO O PCA-NA, ÁCIDO HIALURÔNICO, AMINOÁCIDOS, PROTEÍNAS, GLICERINA. ESSES ATIVOS POSSUEM UMA FORTE LIGAÇÃO COM A ÁGUA O QUE FACILITA A RENOVAÇÃO CELULAR DO FOLÍCULO PILOSO, TORNANDO A PELE DO COURO MAIS RESISTENTE E ESTABILIZANDO AS FIBRAS DE COLÁGENO E ELASTINA. TUDO ISSO LEVA A UMA MAIOR SUSTENTAÇÃO E ADESÃO DO FOLÍCULO PILOSO, DO BULBO CAPILAR NO COURO CABELUDO SENDO UM FATOR IMPORTANTE NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA QUEDA CAPILAR;
LIGAÇÃO FORTE DO HIDRATANTE COM MOLÉCULAS DE ÁGUA IMPEDINDO SUA PERDA PARA O MEIO AMBIENTE.
- FACILITANDO O TRANSPORTE DE ÁGUA ENTRE AS CÉLULAS E CAMADAS DAS CÉLULAS POR MEIO DAS AQUAPORINAS. SIM, A ÁGUA SE MOVIMENTA O TEMPO TODO ENTRE AS CAMADAS DA PELE ATRAVÉS DE ALGUNS MECANISMOS. E NÓS PODEMOS CERTAMENTE DAR UMA AJUDINHA A ESSE SISTEMA DE TRANSPORTE
4. E QUAIS SÃO AS DICAS MAIS IMPORTANTES SOBRE OS MITOS E VERDADES DA HIDRATAÇÃO?
Ao buscar por informações, principalmente na internet, deve-se atentar bem à algumas coisas superimportantes:
- EXCESSO DE PRODUTO NÃO SIGNIFICA QUE SE TERÁ BONS RESULTADOS;
- ULTRAPASSAR O TEMPO DE PAUSA DO PROTOCOLO DA MARCA TAMBÉM NÃO AUMENTA O POTENCIAL DE QUALIDADE DO PRODUTO;
- MUITAS BLOGUEIRAS FALAM DE UMECTAÇÃO COM OS ÓLEOS VEGETAIS. ESSES ÓLEOS NÃO FAZEM UMECTAÇÃO (ABSORÇÃO DE ÁGUA) E SIM OCLUSÃO (UMA BARREIRA) PARA EVITAR PERDA DE ÁGUA PARA O AMBIENTE;
- NÃO CONFIE EM RÓTULOS DE PRODUTOS. CASO NÃO TENHA UM PROFISSIONAL PARA AUXILIAR NA ESCOLHA, LEIA A COMPOSIÇÃO PARA VER QUAIS SÃO OS ATIVOS HIDRATANTES CONTIDOS NAQUELE PRODUTO. PARA QUE HAJA UMA HIDRATAÇÃO EFETIVA, SÃO NECESSÁRIAS AS 3 VIAS DE HIDRATAÇÃO COMO EXPLICADO NA QUESTÃO NÚMERO 3 DESTE TEXTO.